Imperialismo na África

abril 7, 2008 daniele8b

Imperialismo:é a politica de expansao e dominio territorial,cultural e economico de uma naçao sobre outras,ou sobre uma ou varias regioes geograficas.O imperialismo contemporaneo pode ser tambem denominado como neocolonialismo,por possuir muitas semelhanças com o regime vigorado entre os séculos XV e XX,o colonialismo.

Esta prática está registrada na história da humanidade através de muitos exemplos de impérios que se desenvolveram e,em muitos casos,foram aniquilados ou substituidos por outros.No entanto,o conceito,derivado de uma prática assente na teoria economica,só surgiu no ínicio do século XX.

O CONCEITO DE IMPERIALISMO MODERNO

No final do século XIX e começo do século XX,a economia mundial viveu grandes mudanças.A tecnologia da Revoluçao Industrial que aumentou ainda mais a produçao,o que gerou uma grande necessidade de mercado consumidor para esses produtos e uma nova corrida por matéria primas.

a concepção do imperialismo foi perpretada por economistas alemães e ingleses no inicio do século XX. Este conceito constituiu-se em duas caracteristicas fundamentais, ou seja, o investimento de capital externa e propriedade economica monopolista, “um país imperialista era um país que dominava economicamente outro”. Desse modo, a capitalização das nações imperialistas gradativamente se ampliava, por conseguinte a ‘absorção’ dos paises denominados, pois monopolis, mão-de-obra barata e abundante e mercados consumidores levavam ao ciclo do novo colonialismo, que é o produto da expansão constante do imperialismo.

Os paises imperialistas dominaram, os povos de quase todo o planeta. Porém, a maior parte dos capitalistas e da população desses paises acreditavam que suas açoes eram justas e até benéficas á humanidade em nome de ideologia do progresso,isto é,tinham tres critérios para explica-la:o etnocentrismo,baseado na pseudo-edéia de que existiam povos superiores a outros ( europeus superiores a asiáticos,indígenas e africanos),da mesma forma e o racismo e o darwinismo social que interpreta a teoria da evoluçao  a sua maneira erronea,afirmando a hegemonia de alguns sobre outros pela seleçao natural.

Assim, no final do século XIX  e o começo do XX, os paises imperialistas se lançaram numa louca corrida pela conquista global o que desencadeou rivalidade entre os mesmos concretizou o principal motivo da Primeira Guerra Mundial, dando principio á ” nova  era imperialista” onde os EUA se tornam pais cardeal.

LIBERALISMO E IMPERILAISMO

O primeiro estudo sistemático do imperialismo surgiu em 1902 com imperialismo, autor inglês JONH HOBSON, para quem o fenômeno se devia á acumulação de capital e excendente que devia ser exportado. Seriam motivaçoes importantes do expansionismo a busca de novas fotes de matérias primas e de mercados. A originalidade da obra de Hobson e consiste em atribuir ao imperialismo raízes econômicas, o que forneceu as bases para a interpretação marxista.

Para o economista Joseph Schumpeter, que em sua obra mais conhecida, capitalism, socialism and democracy (1942), concluiu que o capilismo acabará por esgortarse e dar lugar a alguma forma de controle centralizado da economia, a política imperialista não tem reação com a natureza do capitalismo, que é pacifista em essência.

About these ads

Entry Filed under: Sem-categoria

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to comments via RSS Feed

Páginas

Categorias

Agenda

abril 2008
S T Q Q S S D
« mar    
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  

Most Recent Posts

 
Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: